Investidores querem que Nintendo crie games para iPhone


Com a notícia de que a Apple é a empresa mais valiosa do mundo, os investidores da Nintendo, já preocupados com o desempenho abaixo do esperado do 3DS, incluindo a decisão pelo corte do seu preço, começaram a procurar alternativas dentro do mercado de portáteis. Eles esperam que o presidente da empresa, Satoru Iwata, volte atrás com a promessa de só criar games para consoles da própria Nintendo.


iPhone
“Smartphones são o novo campo de batalha da indústria de games”, disse Masamitsu Ohki, analista e diretor de um fundo de investimentos. “A Nintendo deveria tentar ou investir nesta plataforma ou desenvolver algo totalmente novo.” Um crescimento nas ações da empresa apareceu juntamente com o anúncio do game Pokémon Say Tap? para iOS e Android. A Bloomberg (uma das maiores fontes de informação do mundo sobre o mercado financeiro) mostrou que foi a maior alta de ações em quatro meses, mas logo cairam quando a empresa anunciou que isto não representava uma mudança de estratégia.
“A Nintendo deveria realizar aquisições agressivamente, ou aumentar o retorno para os seus acionistas”, disse Tetsuro Ii, presidente da Commons Asset Management, de Tóquio, empresa que possui 2.200 ações da Nintendo desde fevereiro. “É tarefa da sua administração considerar como usar bem o dinheiro.”
Embaixadores do Nintendo 3DS
Para todos os efeitos, o discurso atual daNintendo é que “não há intenção ou planos de distribuir sua propriedade intelectual em plataformas não-Nintendo”, disse um porta-voz da empresa em entrevista ao site Giant Bomb, após o lançamento do aplicativo da franquia Pokémon para iPhone. “Isto é [apenas] um exemplo de promoção de um importante parceiro da Nintendo e não possui ligação com a estratégia geral da Nintendo.”
Se pararmos para pensar, o iPhone e outros smartphones com a tecnologia Android, por exemplo, poderiam muito bem receber versões de games do NES ou do Game Boy / Game Boy Color, que possuem jogabilidade simples e poucos botões, que não ocupariam muito espaço na touchscreen. Nada de games exclusivos, que seriam lançados somente para o3DS. Talvez esteja na hora da Nintendo abrir a mente e seus mercados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.