HP planeja separar sua área de PCs e comprar empresa europeia de softwares



HP deve tomar duas decisões estratégicas em breve. A primeira diz respeito ao desmembramento de sua divisão de PCs em uma companhia separada. Seguindo a mesma lógica, de acordo com a Bloomberg, a empresa está próxima de fechar uma negociação de compra da Autonomy, fabricantes de softwares inglesa, por US$ 10 bi.


O anúncio deve ser feito ainda hoje, após o fechamento da bolsa de valores. Ao que parece, a HP deseja tornar-se menos dependente da venda de PCs, sua maior fonte de renda e que tem registrado quedas preocupantes.

O mercado de softwares, por outro lado, tem se mostrado bastante lucrativo. A compra milionária não é à toa: a Autonomy é a segunda maior empresa do tipo na Europa. Com um currículo incluindo clientes como a Procter&Gamble e uma pareceria com a Mercedes GP firmada em 2010, a empresa ingelsa é uma gigante.

Com uma avalanche de novos produtos de uma dezena de fabricantes, incluindo tablets e smartphones, não é de se espantar que a HP tenha perdido uma parcela de suas vendas. Embora a queda registrada tenha ficado próxima dos 5%, para uma empresa cujo valor está estimado na casa dos bilhões, trata-se de um montante alarmante.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.